A segurança no trabalho é uma responsabilidade de todos. Na soldagem, várias medidas devem ser adotadas para reduzir riscos à saúde, especialmente as queimaduras oculares causadas pela radiação.
O cuidado deve ser redobrado, pois esse fenômeno queima os olhos mais rapidamente e com maior intensidade do que os raios solares.
Da mesma forma, respingos e fagulhas podem atingir os olhos sob diversos ângulos, aumentando o risco de acidentes.
Leia o artigo e entenda por que é essencial utilizar os EPIs na soldagem e as recomendações para que isso ocorra da forma correta e segura. Boa leitura!
Sintomas de queimaduras oculares por soldagem
Quase todos os profissionais que trabalham com processos de soldagem já tiveram, em algum momento da vida, seus olhos queimados por não usar máscara.
Em entrevista apresentada na Optica.net, o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, explica que os soldadores que trabalham sem EPI sentem forte ardência nos olhos.
“Este fenômeno é a ceratite do soldador. Uma inflamação da córnea que geralmente só é percebida durante a madrugada”, explica.
Os sintomas mais recorrentes das queimaduras oculares são:
Por radiação
Causa dor ocular intensa, sensação de corpo estranho, olhos vermelhos e lacrimejantes, fotofobia (sensibilidade à luz) e visão borrada.
Esses sintomas aparecem geralmente de 6 a 12 horas após a exposição.
Por presença de corpo estranho
Sensação de “cisco no olho”, lacrimejamento e vermelhidão.
Se não tratado corretamente, pode causar inflamação local e infecções graves.
Logo, a melhor forma de evitar estes acidentes é promover o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
No entanto, muitos trabalhadores ainda sofrem queimaduras oculares, muitas vezes por negligência ou falta de orientação adequada.
O oftalmologista também alerta que a automedicação com colírio anestésico para aliviar a ardência pode levar à úlcera na córnea, infecções, perda temporária da visão e até ao transplante de córnea.
Então, é imprescindível tomar os cuidados necessários para garantir a segurança dos soldadores. Continue a leitura e veja algumas recomendações e dicas a seguir.
Quais são os EPIs essenciais para soldadores?
São chamados de EPIs todos os equipamentos de proteção individual que reduzem os riscos para o operador de solda.
Há um grande conjunto de equipamentos que se encaixam nessa categoria. Eles englobam desde as máscaras de solda (extremamente importantes), até as luvas de segurança e as perneiras.
Assim, os EPIs imprescindíveis para soldadores são:
Máscara de Solda com lente adequada
Referência visual para pessoas que não trabalham na área, as máscaras são essenciais para impedir que a radiação atinja os olhos.
Mas, nem toda máscara é igual a outra. Por isso, utilize sempre a máscara correta para o tipo de soldagem que está realizando. Além disso, recomenda-se nunca levantar a máscara antes do término do processo.
Óculos de Segurança
Devem ser utilizados por quem opera um equipamento de solda. O uso deles ocorre por baixo da máscara para proteção adicional contra fagulhas, estilhaços e partículas.
Respirador para fumos metálicos
Cada respirador cumpre uma função específica. Mas, em todos os casos, o produto evita que o profissional respire poeiras, vapores orgânicos, névoas e outros contaminantes que são comuns nessa profissão.
Roupas de proteção
O uso de vestuário adequado protege o corpo do profissional de respingos e radiação.
Por isso, recomenda-se o uso de:
- Avental;
- Perneiras;
- Mangote;
- Jaqueta de raspa;
- Botas específicas;
- Casaco para soldador.
Aproveite e conheça o catálogo de produtos da Balmer. Saiba como elevar a qualidade e segurança da sua operação de soldagem:
Além disso, conforme descrito na Norma Regulamentadora número 6, que trata do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), as responsabilidades sobre uso e oferta destes equipamentos são muito claras:
Responsabilidades do empregador:
- Fornecer os EPIs gratuitamente e adequados ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento;
- Treinar os trabalhadores;
- Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
- Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
- Exigir e fiscalizar o uso correto dos equipamentos.
Responsabilidades do trabalhador:
- Usar o item oferecido pela organização;
- Utilizar somente para a finalidade a que se destina;
- Responsabilizar-se pela limpeza, guarda e conservação;
- Comunicar à organização quando extraviado, danificado ou qualquer alteração;
- Cumprir as determinações da organização sobre o uso adequado.
O que fazer em caso de acidente?
A segurança no local de trabalho deve ser uma preocupação constante para empregadores e trabalhadores.
A adoção de boas práticas pode prevenir acidentes e melhorar a produtividade da soldagem. Mas, e se algo acontecer, como agir?
No caso das lesões oculares, a recomendação é não permitir que a vítima esfregue o olho. A automedicação e o uso de receitas caseiras não são boas ideias, pois isso agrava a lesão.
O olho deve ser lavado com água limpa ou solução salina. Depois disso, deve-se, imediatamente, procurar atendimento médico.
Ou seja, a segurança nas operações de soldagem é uma prioridade gigantesca. Os acidentes são evitados quando adotamos as medidas de proteção corretas.
Compartilhar essas informações é uma obrigação de todos nós. Amigo soldador: proteja sua visão, proteja sua vida!